As redes municipais de ensino das cidades de Avaré e Piraju retomaram nesta segunda-feira (19) as aulas presenciais. O retorno é facultativo e ocorre após a mudança para a fase de transição do Plano São Paulo, anunciada pelo governo estadual recentemente.
Na cidade avareense, o limite está fixado em 35% dos alunos. As atividades realizadas em ambiente digital estão mantidas para os alunos cujos pais optarem por não enviar os filhos para a escola neste momento.
A Secretaria de Educação de Avaré justificou que todos os profissionais de Saúde com mais de 47 anos do município já tomaram a primeira dose da vacina de covid-19, e que equipamentos de segurança e produtos de higiene adequados para evitar a disseminação do vírus serão disponibilizados aos alunos.
Outra medida de segurança anunciada pela pasta é a aferição de temperatura dos estudantes durante o transporte escolar. O aluno que apresentar temperatura acima de 37,5ºC não poderá entrar no ônibus, que serão higienizados a cada troca de turma.
Em Piraju, os moldes são os mesmos: a retomada também é opcional e será realizada mesclando os ambientes digital e presencial. A quantidade de alunos nas salas não pode ultrapassar a capacidade de 35%, e serão disponibilizados equipamentos e produtos necessários para evitar o contágio pelo novo coronavírus.