Após reunião com diretores, vice-diretores e coordenadores, o prefeito de Itaí, José Ramiro (PSDB), definiu o retorno presencial às aulas da rede municipal para o dia 16 de fevereiro.
A medida, oficializada via decreto, considerou a alta disseminação dos casos de covid-19 no município no mês de janeiro. As atividades serão retomadas nesta terça-feira (1º) de maneira remota.
A decisão leva em consideração ainda a manifestação da Secretaria Municipal de Saúde em relação a estimativa de prazo para imunização, para atingir o patamar de 90% das crianças vacinadas entre 5 a 11 anos de idade.
Dependendo da evolução do combate à pandemia no município nos próximos dias, porém, é possível que uma nova atualização defina o retorno presencial até antes do dia 16.
No período entre 1º e 15 de fevereiro, os docentes da rede municipal de ensino poderão atuar em regime de teletrabalho, exceto quando convocados pelo superior imediato para desenvolver atividades de forma presencial. Esse trabalho realizado pelos professores será utilizado para contabilizar a carga horária anual em conformidade com as normativas federais.
Os estabelecimentos das redes estadual e particular de ensino continuarão seguindo as diretrizes e protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, sem prejuízo das recomendações da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária local.
De acordo com o boletim epidemiológico mais recente até a publicação desta notícia, Itaí possui 753 casos ativos de covid-19 sendo monitorados pelo setor de Saúde municipal. Dois pacientes estão internados.