A Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi), por meio da Secretaria do Turismo do Paraná, está trabalhando no lançamento de um site institucional para o fomento do turismo nos municípios da região. O projeto, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano, será apresentado a prefeitos e gestores que participam, nesta quinta-feira (22), do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Norte Pioneiro, em Jacarezinho.
O website tem por objetivo fomentar o desenvolvimento turístico do Norte Pioneiro através da divulgação dos três principais atrativos da região: a Angra Doce, a Rota do Café e a Rota do Rosário. Segundo a Presidente da Atunorpi, Mara Mello, a iniciativa visa atrair cada vez mais visitantes que buscam conhecer as belezas naturais, históricas e culturais da região.
“O Norte Pioneiro possui destinos para quem quer o turismo natural, o agroturismo com a produção de café e uma grande rota de peregrinação religiosa. As regiões já estão equipadas com hotéis e serviços, além de infraestrutura aérea e rodoviária, o que contribui para o fortalecimento da economia local e a atração de novos investimentos”, destaca.
De acordo com o Secretário Executivo José Roberto, o site deve apresentar uma ferramenta inovadora para o turismo inteligente: a possibilidade de fazer um tour virtual pelas experiências de cada região, de acordo com os interesses do visitante.
“Teremos abas sobre o que fazer em cada local, divididas em turismo religioso, rural, de aventura, gastronomia, eventos, negócios e lazer. Nesse molde, o turista terá uma experiência facilitada ao saber o que procurar e qual experiência ele poderá viver”, ressalta.
O novo site da Atunorpi integra apenas uma das novidades que serão anunciadas no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Norte Pioneiro. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Jacarezinho, será realizado no Centro de Eventos Prefeito José Antonio de Oliveira e irá reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar da implantação de cidade inteligentes, que utilizam a tecnologia e fomentam a inovação visando desenvolver as localidades.
A chefe do Núcleo Regional de Turismo de Jacarezinho, Leda Palhares, é outra convidada que aborda a questão do turismo inteligente no evento. “Temos feito coleta e análise de dados turísticos para entender padrões de comportamento dos visitantes, demanda por serviços e tendências. Queremos mostrar no Fórum como a Secretaria de Turismo do Paraná tem auxiliado os municípios e empresários a alcançarem um maior desenvolvimento econômico, utilizando a tecnologia como grande aliado”, ressalta Leda.
As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.
Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, no encontro os gestores terão acesso às soluções desenvolvidas pela Aprova, GOVBR, Sigma e Portal de Compras Públicas. O Fórum conta com o apoio institucional das Associações de Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e do Norte do Paraná (Amunop).