Equipes do setor têm distribuido panfletos no comércio local. (Foto: Divulgação/Secretaria de Assistência Social de Cerqueira César)
Equipes do setor têm distribuido panfletos no comércio local. (Foto: Divulgação/Secretaria de Assistência Social de Cerqueira César)


A Secretaria de Assistência Social de Cerqueira César anunciou nesta terça-feira (7), em publicação nas redes sociais, que está fazendo uma campanha na cidade contra a doação de esmolas para pessoas em situação de rua.

A equipe de proteção especial da pasta esteve em pontos de comércio local entregando panfletos sobre a campanha na última sexta-feira (4).

De acordo com a secretaria, essa postura foi adotada pelo setor após uma tentativa de homicídio, na qual duas pessoas foram presas em flagrante. “Eram essas mesmas pessoas que ficavam no centro da cidade perambulando, pedindo dinheiro para uso de drogas e bebidas”, diz o comunicado.

PUBLICIDADE

Outras duas situações que também foram apontadas como causas da campanha em Cerqueira foram o registro de abusos de passageiros, principalmente idosos, na rodoviária da cidade, além do uso de entorpecentes, muitas vezes adquiridos por meio de troca de doações como alimentos e roupas.

A secretaria ainda informou que “por várias vezes encaminhou essas pessoas para tratamento e, dentro várias tentativas, em uma delas até assinaram [algum tipo de documento], que não queriam mais o tratamento, e sairam sem olhar pra trás”.

PUBLICIDADE

As assistentes sociais continuam realizando serviços que têm como objetivo a tentativa de reaproximação das pessoas em situação de rua com familiares, além do acolhimento que oferece banho, roupas limpas e alimentação.

“Sabemos que existe uma lei da Constituição Federal que diz que todos nós temos o direito fundamental de ir e vir, e a Secretaria de Assistência Social continuará realizando o seu papel de garantia de direitos dessas pessoas, bem como os policiais também da segurança pública de nossa cidade. Mas e nós da sociedade civil? Nós também temos o nosso papel enquanto cidadãos, o de avaliar as nossas doações e fazer a caridade com responsabilidade”, encerra o comunicado.

PUBLICIDADE