O arcebispo de Cascavel (PR), Dom Mauro Aparecido dos Santos, faleceu nesta quinta-feira (11) em decorrência de complicações da covid-19. Ele tinha 67 anos de idade e ocupava o posto de arcebispo de diocese local desde 2007.
De acordo com informações do portal CATVE.com, Dom Mauro estava internado desde o dia 16 de fevereiro na cidade paranaense, no Hospital São Lucas. Poucos dias após a internação, foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e, desde então, atualizações a respeito de seu quadro de saúde eram divulgadas periodicamente pela Arquidiocese de Cascavel.
Seu quadro de saúde chegou a apresentar melhoras, mas, na terça-feira (9), voltou a piorar. No dia em que faleceu, ele apresentou febre alta e precisou ser sedado novamente.
Dom Mauro nasceu na cidade de Fartura, no ano de 1954, mas radicou-se em cidades paranaenses como Jacarezinho, Campo Mourão, Umuarama e Cascavel. Filho de Acácio Aparecido dos Santos e Madalena Aparecida de Moraes, o religioso presidiu a regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 2014 e 2021.
Segundo o site da RPC, afiliada da Globo na região de Cascavel, o velório e o sepultamento serão restritos aos padres e seminaristas da Arquidiocese, na Catedral Nossa Senhora Aparecida. A missa de despedida foi realizada às 9 horas desta sexta-feira (12), com transmissão ao vivo pelas redes sociais.