A prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e do Sindicato Rural de Fartura, promoveu nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, um curso de aquaponia.
As aulas foram ministradas na Chácara Municipal e a técnica consiste na produção de hortaliças em manejo hidropônico integrado a criação de peixes. Dez farturenses participaram.
“Aquaponia é um sistema de cultivo que une a piscicultura (cultivo de peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água)”, enfatiza o engenheiro agrônomo, Bruno Henrique Pilegi.
Um exemplar do sistema sustentável para a produção foi instalado na Chácara Municipal e servirá como vitrine para que outros produtores possam conhecer e até mesmo instalar o modelo em suas propriedades de Fartura. “É mais uma opção e ideia para geração de renda ao pequeno produtor”, destaca Bruno.
A coordenadoria informa que a aquaponia promove reaproveitamento integral do efluente, evitando, assim, a descarga de resíduos no meio ambiente, preconiza a não utilização de defensivos químicos e a redução na utilização de fertilizantes químicos, aumentando a segurança alimentar dos produtos comercializados.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3382-1792.