Profissionais de turismo realizaram visita técnica na semana passada em Timburi. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Timburi)
Profissionais de turismo realizaram visita técnica na semana passada em Timburi. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Timburi)


Na tarde de sexta-feira (27), por volta das 14 horas, foi realizada no Centro Comunitário I, em Timburi, a assembleia para escolha da diretoria com os participantes dos 15 municípios da região Angra Doce que contemplam dez municípios do estado de São Paulo e cinco do estado do Paraná.

“Hoje é um dia histórico para o Angra Doce, que terá sua diretoria legalizada e os benefícios com esta iniciativa é que poderemos coordenar os trabalhos em prol do desenvolvimento do Turismo regional, englobando todos os municípios dos estados de São Paulo e Paraná”, afirmou o consultor executivo da ATUNORPI (Associação Turística do Norte Pioneiro), João Gouveia César.

A mesa das autoridades foi composta pelo prefeito de Timburi, Silvio Polo (MDB); pelo vice-prefeito e presidente do CONTUR de Timburi, Anderson Solé; pelo presidente da ATUNORPI, Wellington Bergamaschi; pela diretora de Turismo de Piraju, Maria Luiza Freitas; pelo prefeito de Salto do Itararé, Paulo Sérgio Fragoso e pelo coordenador da Casa Civil do Norte Pioneiro, Juarez Leal (Daio).

PUBLICIDADE

O prefeito timburiense, durante sua participação, agradeceu os representantes do Paraná Turismo, ao IAT – Instituto Água Terra, aos representantes do Sistema S – Sebrae, Sesi e Senai, à organização Preta Terra, à ATUNORPI, aos vereadores da Câmara de Timburi, aos secretários municipais e aos demais representantes dos municípios do Angra Doce que estiveram na cidade.

O prefeito timburiense, Silvinho Polo (MDB), foi escolhido diretor. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Timburi)

“Timburi recebe todos de braços abertos. Queremos agradecer o trabalho de análise que fizeram desde segunda-feira em nosso município, sei que este levantamento será de grande valia para planejar as ações da administração em busca da consolidação e o desenvolvimento do Turismo como fonte geradora de emprego e renda”, afirmou o prefeito.

PUBLICIDADE

Os destinos turísticos que formam a AEIT Angra Doce e ATUNORPI estão se organizando e reconhecendo a sua estrutura para construir um pacto cujo objetivo é dar um formato à governança, a primeira identidade do território, para que em breve se inicie um plano de desenvolvimento integrado dos municípios que formam a área (LEI Nº 13.921, de 04 de dezembro de 2019).

Após as explanações dos membros da mesa, o consultor executivo da ATUNORPI, João Gouveia César, apresentou o diagnóstico qualitativo que foi realizado no município, com dados que auxiliaram a gestão local, como as demais autoridades da região.

PUBLICIDADE

Foi frisado no encontro que há a necessidade do fortalecimento do Angra Doce e que todos os municípios ganham com este projeto. “Não podemos pensar o Turismo de forma local, mas sim a sua regionalização, pois cada cidade tem suas potencialidades e nossa região é vasta de atrativos”, comentou o consultor.

No decorrer da assembleia, também foi escolhida a composição da governança da Área Especial de Interesse Turístico (AEIT) Angra Doce. Confira abaixo os municípios que compõem a diretoria:

Presidência: Timburi
Vice-presidência: Jacerézinho
Secretário: Fartura
Secretário Adjunto: Bernardino de Campos
Comunicação: Salto do Itararé
Suplemente: Carlópolis

Visita técnica em Timburi. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Timburi)
Visita técnica em Timburi. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Timburi)

Visita técnica da governança Angra Doce

O município de Timburi recebeu os representantes da ATUNORPI e da AEIT Angra Doce logo no começo da semana passada, quando foi realizada uma análise técnica da região.

Pessoas e profissionais que militam na área do segmento turístico dos municípios de Timburi, Piraju, Bernardino de Campos, Assis, Andira, Londrina e Maringá realizaram visitas nos estabelecimentos comerciais e nas propriedades rurais.

“Durante estes dias visitamos propriedades com forte tendência para o Turismo Rural, bem como os estabelecimentos comerciais e os locais com potencial turístico de Timburi, como cachoeiras, o camping municipal, a famosa igreja da Fazenda Domiciana, entre outros lugares”, comentou o presidente do Conselho Municipal de Turismo (CONTUR) de Timburi, Anderson Solé.

“Agora, serão apresentados os diagnósticos para a secretarias desenvolverem o Turismo na região Angra Doce. Inclusive, teremos os prefeitos destes municípios no encontro. Ainda ocorrerá a escolha do novo diretório da governança Angra Doce”, completou.

Os municípios que compõem a AEIT Angra Doce são: Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Ourinhos, Piraju e Timburi no estado de São Paulo. Já Carlópolis, Siqueira Campos, Ribeirão Claro, Jacarezinho e Salto do Itararé pertencem ao estado do Paraná.