O Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa) esteve na Feira do Empreendedor 2024 para divulgar o Caminho das Águas, uma iniciativa de turismo rural que atrai visitantes de todo o país para a região. O evento, realizado pelo Sebrae-SP, aconteceu entre os dias 11 e 14 de outubro, em São Paulo.
O Caminho das Águas tem como objetivo explorar o turismo rural e a religiosidade em uma rota que passa pelos municípios de Avaré, Arandu, Cerqueira César, Manduri, Piraju, Sarutaiá, Fartura, Taguaí, Coronel Macedo e Itaporanga. O trajeto possui estradas rurais, fazendas, rios, lagos e ribeirões, proporcionando momentos de reflexão e interação com a natureza.
Cerca de cinco mil pessoas já realizaram o percurso, que tem como ponto inicial o camping da Estância Turística de Avaré e que vai até Itaporanga, na Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz, considerada uma das maiores do Brasil.
“É um caminho que tem seu trajeto 90% rural e é feito tanto por peregrinos a pé quanto por ciclistas. Ao todo, o ‘Caminho das Águas’ tem 219 quilômetros de extensão e passa praticamente por 10 cidades que fazem parte do nosso consórcio”, disse Geraldo Rivera, coordenador técnico da Amvapa.
A Amvapa tem sede em Piraju e é formada por 19 municípios. São eles: Águas de Santa Bárbara, Avaré, Angatuba, Barão de Antonina, Cerqueira César, Coronel Macedo, Fartura, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Piraju, Riversul, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá, Arandu e Iaras.
Além da questão do turismo no Caminho das Águas, a Amvapa também deu espaço para que os empreendedores das cidades que fazem parte do percurso comercializassem suas produções. Seis expositores tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos na Feira: Fazenda Borá, com as coalhadas, Fábrica de doces Maran, Vinícola Mundo Novo, Just Bee, com produtos e cosméticos feitos a partir do mel, Café Belo Monte, e os molhos de pimenta da Vó Lice.
De acordo com Roderic Miyoshi, consultor de negócios do Sebrae-SP, a importância da participação da Amvapa na feira está atrelada a divulgar os atrativos turísticos e econômicos da região. “Muita gente não conhece o potencial que os municípios que integram nossa regional têm. Temos um polo de confecção muito grande que precisa de mão-de-obra, um polo de lichia formalizado, além de vários atrativos. É muito importante isso ser divulgado para o estado e para o Brasil, para que se expanda a fim de atrair não só turistas, mas também pessoas que queiram investir e agregar para que nossa região cresça em desenvolvimento”, explicou Roderic.
“A nossa parceria com o Sebrae-SP já vem de longa data. E, com o apoio do Sebrae-SP, estamos trabalhando para ampliar o Caminho das Águas. Recentemente, fizemos juntos uma feira de turismo em Piraju e nossa parceria continua na Feira do Empreendedor”, afirmou Geraldo.