Workshop de design reúne alunos de escolas públicas de Piraju. (Foto: Allan de Amorim/Projeto Arte do Jornalismo)
Workshop de design reúne alunos de escolas públicas de Piraju. (Foto: Allan de Amorim/Projeto Arte do Jornalismo)


No dia 25 de outubro, 31 alunos de escolas públicas de Piraju participaram de workshops gratuitos de diagramação pelo projeto Arte do Jornalismo. Na ação chamada Dia do Design, coordenada pelo designer Caius Maga, os estudantes produziram a versão digital do jornal “InsPIRAção” com as reportagens de autoria dos próprios alunos e que retratam as realidades do município no contexto dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS) da ONU.

O projeto Arte do Jornalismo em Piraju tem o patrocínio da CTG Brasil, concessionária da usina hidrelétrica Jurumirim, realização da Horizonte Educação e Comunicação em parceria com Diretoria de Ensino Região Piraju e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao todo, sete cidades estão na iniciativa: Ribeirão Claro (PR), Andirá (PR), São Paulo (SP), Ourinhos (SP), Piraju (SP), Vespasiano (MG) e Rio Bonito (RJ).

Os workshops aconteceram nas Escola Estaduais Cel. Nhonhô Braga e Maria Gonçalves da Motta. O projeto segue em Piraju e na próxima etapa, a versão digital finalizada dos jornais estudantis será publicada no site do projeto. Versões impressas, um jornal mural e o livro “Arte do Jornalismo” também estão previstos e ocorrem ainda este semestre para todas as escolas nas sete cidades participantes.

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Reportagens vencedoras

De autoria das alunas Camila Vitória Nistar Rodrigues e Flavyane Nicole Barbosa Meneguel, da escola Cel. Nhonhô Braga, a reportagem “Desigualdade salarial de gênero chama atenção para o dado de que o salário de mulheres é em média 19,47% menor do que o de seus colegas masculinos, conforme o relatório de transparência salarial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A matéria contextualiza ainda a realidade local, uma vez que, segundo as autoras, no município de Piraju há poucas oportunidades profissionais disponíveis para mulheres – que frequentemente se veem limitadas a empregos no comércio ou como doméstica. A reportagem está alinhada com a ODS 5 da ONU, que diz respeito à igualdade de gênero.

A mesma temática de ODS foi escolhida pela outra dupla finalista. As alunas Maria Vitoria Martins Bellucci e Brendha Maria Gasperoni, da escola Maria Gonçalves da Motta, produziram a matéria “O direito à saúde sexual feminina” que aponta um déficit informativo no município em relação à saúde sexual feminina e direitos reprodutivos. A matéria também indica a necessidade de maior representatividade feminina na política local para garantir políticas públicas mais justas e inclusivas para as mulheres.

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“A proposta pedagógica do Arte do Jornalismo compilada no Caderno do Professor, além de alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é importante por estimular o pensamento crítico no que chamamos Trilha da Sustentabilidade. No projeto, essa trilha está diretamente conectada à Agenda 2030, documento da ONU que reúne um plano de ação formado por 169 metas ligadas aos 17 ODS, criadas para promover vida digna a todos”, avalia Allan de Amorim, coordenador do Arte do Jornalismo.

Estudantes produziram reportagens que estavam alinhadas com os Objetivos de Sustentabilidade (ODS) da ONU. (Foto: Allan de Amorim - Projeto Arte do Jornalismo)
Estudantes produziram reportagens que estavam alinhadas com os Objetivos de Sustentabilidade (ODS) da ONU. (Foto: Allan de Amorim/Projeto Arte do Jornalismo)

Conheça as etapas do Arte do Jornalismo

O Arte do Jornalismo alia cultura e educação, usando o jornalismo como ferramenta e a sustentabilidade como tema central. Professores e alunos de sete cidades produzem reportagens sobre o assunto, com o objetivo final de identificar os meios para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sugeridas na Agenda 2030 da ONU, considerando a realidade de cada localidade. O foco são escolas de ensino público (fundamental II – 8º e 9º anos) impactando professores, alunos e comunidade.

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A dinâmica do Projeto consiste em: oficinas pedagógicas (professores são orientados sobre os ODS, produção de textos jornalísticos e montagem de jornais); produção das reportagens (professores orientaram alunos a criar uma reportagem de sua cidade relacionada às metas de um ODS); Comissão julgadora (equipe técnica e jornalistas convidados elegem as duas melhores reportagens de cada cidade); Dia do Design (alunos das escolas vencedoras na etapa anterior recebem um designer gráfico para um workshop técnico e a diagramação coletiva do jornal da cidade); Jornal mural, e-jornal e livro (corresponde à última fase do projeto com a distribuição gratuita para as escolas participantes de um jornal mural da sua cidade, sua versão digital, e o livro do projeto que reúne os jornais de todas as cidades). Saiba mais em: http://artedojornalismo.com.br/