A aldeia está localizada em Itaporanga. (Foto: Divulgação)
A aldeia está localizada em Itaporanga. (Foto: Divulgação)


Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos acerca da importantíssima cultura dos povos originários, a Educação Infantil de Taguaí convidou para uma visita nas escolas na semana passada os membros da Aldeia Tekoá Porã (que significa “Solo Sagrado” em tupi).

Os indígenas são de origem tupi-guarani, de uma aldeia situada no município de Itaporanga, criada em maio de 2006 e que atualmente conta com 13 famílias, somando 43 indígenas, sob o comando do Cacique Angerri Darã.

A aldeia fica aberta à visitação de turistas a fim de conhecer um pouco mais da cultura e vivências, possuindo um calendário de eventos típicos, com maior público durante as festividades de comemoração à Semana dos Povos Indígenas, realizada no mês de abril.

PUBLICIDADE

Porém, como as crianças da Educação Infantil não tiveram a oportunidade de visitar a aldeia, o setor da Educação taguaiense convidou os indígenas para visitar o município.

Além do contato direto com os membros da aldeia, os alunos puderam apreciar de perto o artesanato rico em cores, raízes e sementes, e também o repleto número de atividades culturais, entre elas: danças, cantos, lutas Uca-Uca, e bate papo sobre a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade e o cuidado com a natureza.

PUBLICIDADE

A visita ocorreu na quarta-feira (17), na Escola Anaclite Adelasir, na Escola Delmira Gobbo e no Centro Educacional Rui Gonçalves para demais alunos da Educação Infantil.