Após divulgar, na semana passada, uma tendência de estabilização dos números da pandemia na cidade de Taquarituba, a administração municipal comemorou nesta segunda-feira (9) o fato de ter notado indícios de que esse cenário pode se consolidar nos próximos dias.
Os números mais atualizados mostram um total de 484 casos positivos, 463 deles já recuperados. Desse total, 33 estão em recuperação no momento (com o vírus ativo no organismo) e oito vieram a óbito – a última morte foi registrada no dia 14 de outubro. Há ainda 33 pessoas aguardando resultado de exame.
Em uma semana, a cidade adicionou 14 novos casos positivos ao seu quadro epidemiológico oficial, o que representa uma média de dois casos por dia. O setor de Saúde já chegou a somar em um dia 30 novos casos ao número total de positivos. Outra tendência de estabilização é em relação às notificações diárias: atualmente, a média é de aproximadamente dez por dia, mas já chegou a ser três vezes esse número.
“A gente tem que agradecer à população que vem fazendo a sua parte. Nada disso seria alcançado sem essa colaboração. Desta forma, pedimos que continuem usando máscara, mantendo distanciamento e usando álcool em gel”, afirmou a coordenadora de Saúde, Natali Fonseca, em transmissão ao vivo na tarde desta segunda (9) (assista abaixo).
Durante a live de hoje, a prefeita em exercício, Marli Antonia da Silva (PSDB), explicou que o protocolo de retorno às práticas esportivas foi apresentado ao Executivo pela Coordenadoria Municipal de Esportes, mas que a decisão a respeito da retomada dessas atividades dependerá da nova atualização do Plano São Paulo, marcada para o próximo dia 16.
Frente ao aumento significativo dos infectados na cidade taquaritubense no mês de setembro e no início de outubro, a administração municipal chegou a suspender o funcionamento de bares, restaurantes, academias e eventos que geram aglomeração, como as missas, durante o período de dez dias. Desde o último dia 29, esses locais voltaram a funcionar.